Como chegar nos Lençóis Maranhenses?

Como chegar nos Lençóis Maranhenses?

lencois maranhenses
Possui uma área 155.000 ha e 70 Km de praia.
Está localizado no estado do Maranhão, abrangendo os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos e Primeira Cruz.
O acesso é realizado por via terrestre pela BR 135, por via Marítima, entrando no canal do Rio Preguiças em Atins e por via Fluvial, a partir de Barreirinhas, através do Rio Preguiças.
Por via terrestre, saindo de São Luis, a capital do estado, percorre-se 58 Km até Rosário, e a partir daí mais 22 Km até Morros e 162 Km até Barreirinhas, cruzando-se o trevo para Humberto de Campos.
Por via fluvial, adentra-se através do mesmo Rio Preguiças, a partir de Barreirinhas, onde se pode chegar até Atins, no qual existe uma sede administrativa.
A sede do Parque fica a 2 Km de Barreirinhas, do outro lado do Rio Preguiças, onde se atravessa de balsa. Existem passeios a partir de Barreirinhas, utilizando veículos apropriados, por meio do qual se chega até as Dunas e Lagoas de água doce.
Há três alternativas para se chegar, partindo de S. Luís – MA:
Carro ou van fretada: Saindo de São Luís, capital do Maranhão, percorre-se durante 3 horas em uma estrada nova, a Translitorânea – MA402, até uma cidade do interior do Maranhão, chamada Barreirinhas (principal portão de entrada do parque).
Ônibus: Ônibus partem diariamente do Terminal Rodoviário de São Luís. A duração do percurso é, em média, 4 horas.
Avião bi ou monomotor: Há também a opção de táxi aéreo a partir de São Luís. A duração do percurso é, em média, 50 minutos. A vantagem desse meio de transporte é poder apreciar as belíssimas paisagens aéreas dos Lençóis.

O que levar?

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar onde você terá contato direto com uma natureza original e quente. Portanto, nem pense em trazer roupas pesadas.
– Somente shorts, camisetas, sandálias, chapéu/boné e roupa de banho.
– Repelente, óculos escuros e protetor solar não podem ser esquecidos de colocar na bagagem.
Para quem tem peles sensíveis ou muito claras, é necessário um cuidado redobrado, afinal, nas dunas, não há sombras e não tem como você se esconder no sol. É recomendável que você recoloque o protetor solar com frequência, seguindo a recomendação dos fabricantes do produto.

Quanto tempo ficar nos Lençóis Maranhenses?

Lençóis Maranhenses
Existem dezenas de atrações no Parque dos Lençóis, para conhecer todas podem ser precisos até 7 dias de estadia, não se limite às principais lagoas, se quer mesmo aproveitar a viagem, faça todos os passeios, procure uma agência de passeios e aproveite!
Mas se você tem pouco tempo, 2 dias são suficientes para conhecer o básico, como as duas lagoas Azul e Bonita.
São Luis
Aproveite para conhecer melhor a cidade de São Luis, capital do Maranhão, entre seus atrativos principais está o centro histórico, com suas construções e arquiteturas coloniais.
Vale a pena fazer um turismo gastronômico, pois, em São Luís, você encontra ótimos restaurantes com comidas regionais simplesmente maravilhosas! A exemplo disso, é a Cabana do Sol.
Aproveite!

Qual é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?

Qual é a melhor época para visitar os lençóis maranhenses? Existe mesmo uma época correta para se visitar os Lençóis Maranhenses?
Existe sim um período mais favorável!
Durante todo o ano é possível visitar os lençóis maranhenses e encontrar lagoas para se banhar mas, como as lagoas se formam com o acúmulo da água da chuva, a falta de chuvas pode esvaziar algumas das lagoas dependendo do período do ano.
Chove durante todo o primeiro semestre, de dezembro a junho, e as chuvas costumam terminar pouco antes do início das festas juninas, que inauguram o início da alta temporada no Maranhão.
Chuva nos Lençóis Maranhenses(em milímetros)
JanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez
244,2373428475,9316,5173,3131,129,423,37,610,577,4
Portanto, para visitar os Lençóis Maranhenses especificamente o ideal é ir logo após o período de chuvas, pois costumeiramente as lagoas estão bastante cheias. Mas, como dito, durante todo o ano é possível aproveitar as belezas da região, que não se limitam ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário